Notícias

ADESUL conquista 3º Lugar Geral no Open Internacional de Natação, em São Paulo

O Projeto Esporte Sem Limites, da Prefeitura de Fortaleza – realizado por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL) e executado pela Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL) – além da inclusão por meio do esporte, tem apresentado grandes resultados no alto rendimento. 

Entre os dias 8 e 10 de dezembro, três atletas da paranatação conquistaram quinze medalhas no Open Internacional de Natação Troféu Gilson Barreto, que garantiu do grupo a terceira colocação geral na competição realizada em São Paulo.

Jennifer Mayra de Sousa Almeida conquistou as medalhas de ouro das provas 50m peito, 50m costas, 200m livre, 100m peito e 100m costas. Leandro Fonseca de Souza levou o ouro nos 100m borboleta; prata nos 100m costas e 50m livre; e bronze nos 200m livre e 100m livre. Já Luís Henrique Pereira Bandeira, conhecido como “Peixinho”, conquistou as primeiras colocações (medalha de ouro) em cinco provas: 200m peito, 50m peito,100m peito,100m livre e 200m livre.

A técnica dos atletas, Heloísa Stangier, que é a professora da modalidade no projeto Esporte Sem Limites, também esteve na competição e celebrou o resultado. “É uma felicidade imensurável ver esses meninos ganhando as piscinas do Brasil e alcançando resultados extraordinários como esse. A evolução deles nos impressiona, mas também é fruto de muito trabalho. E o projeto Esporte Sem Limites oferece condições de treinamento para que eles cheguem a esse momento e conquistem tantos pódios, a exemplo do que também ocorreu nas Paralimpíadas Escolares 2023”, ressaltou.

O Projeto Esporte Sem Limites oferece aulas de oito modalidades de esporte adaptado para população de Fortaleza.  O objetivo é incentivar as pessoas com deficiência física/motora, visual, auditiva e intelectual a desenvolverem atividades esportivas regulares, criando condições para superarem seus limites e desenvolverem suas potencialidades. 

O projeto oferece 360 vagas em oito modalidades: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez, futsal DI (Deficiência Intelectual) e futsal DA (Deficiência Auditiva).


ADESUL realiza I Torneio Paradesportivos 

A ADESUL realizou no último sábado, dia 2, o I Torneio Paradesportivo, no Clube da Caixa, em Fortaleza. O evento promovido em parceria com o Sindicato dos Bancários do Ceará e com a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (SECEL-FOR), marca as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado neste domingo (3).

O evento reuniou 260 pessoas e contou com esportes acessíveis, feijoada e momento cultural com a banda Voz Nordestina. Modalidades esportivas adaptadas como goalball, badminton, bocha, atletismo, xadrez adaptado e paranatação foram ser vivenciadas no dia de celebração e de muita diversão. 

Para o presidente da ADESUL, Fábio Madeiro, essa é mais importante oportunidade de inclusão. “A iniciativa reafirma a necessidade constante de um olhar inclusivo, permitindo novas possibilidades para as pessoas com deficiência. Por meio de ações como esta, vamos plantando a semente da inclusão”, reforçou.

Confira os Boletim Final dos I Jogos Paradesportivos do SESC

A Comissão Organizadora do I Jogos Padesportivos do SESC-Ceará (PARASEC) divulga o"Boletim Final" da competição, com as informações gerais sobre sobre as modalidades e jogos. 

Os jogos aconteceram de 14 a 21 de setembro, no Sesc Fortaleza, no Sesc Caucaia, na Unifor, na Kayakeria (Beira-Mar) e no Centro de Formação Olímpica (CFO).


Boletins
Faça o download do Boletim Final aqui

Confira os Boletim 04 dos I Jogos Paradesportivos do SESC

A Comissão Organizadora do I Jogos Padesportivos do SESC-Ceará (PARASEC) divulga o"Boletim 04" da competição, com as informações gerais sobre sobre as modalidades e jogos. 

Os jogos acontecem de 14 a 21 de setembro, no Sesc Fortaleza, no Sesc Caucaia, na Unifor, na Kayakeria (Beira-Mar) e no Centro de Formação Olímpica (CFO).


Boletins
Faça o download do Boletim 04 aqui

Confira os Boletins 02 e 03 dos I Jogos Paradesportivos do SESC

A Comissão Organizadora do I Jogos Padesportivos do SESC-Ceará (PARASEC) divulga o"Boletim 02" e o "Boletim 03" da competição, com as informações gerais sobre sobre as modalidades e jogos. 

Os jogos acontecem de 14 a 21 de setembro, no Sesc Fortaleza, no Sesc Caucaia, na Unifor, na Kayakeria (Beira-Mar) e no Centro de Formação Olímpica (CFO).


Boletins


Faça o download do Boletim 02 aqui


Faça o download do Boletim 03 aqui

I PARASESC: Confira o Boletim 01

A Comissão Organizadora do I Jogos Padesportivos do SESC-Ceará (PARASEC) divulga o "Boletim 01" da competição, com as informações gerais sobre a cerimônia de abertura, sobre as modalidades e inscrições. 

Os jogos acontecerão de 14 a 21 de setembro, no Sesc Fortaleza, no Sesc Caucaia, na Unifor, na Kayakeria (Beira-Mar) e no Centro de Formação Olímpica (CFO).


Boletim
Faça o download do Boletim 01 aqui

1º PARASESC está com inscrições abertas

O mês de setembro é marcado em todo país por ações em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21.

Sempre em busca de garantir integração, bem-estar e qualidade de vida a todos os cearenses, o Sesc, em parceria com a ADESUL, idealizou a primeira edição do PARASESC, um evento que promove a prática esportiva para pessoas com deficiência.

Os Jogos Paradesportivos acontecerão de 15 a 21 de setembro, em Fortaleza. Podem participar, equipes, associações, ONGs e PcDs de todos os municípios do Ceará, em todas as modalidades contempladas na competição.

Podem participar equipes, associações, ONGs e PcDs de todos os municípios do Estado do Ceará, em todas as modalidades paradesportivas comtempladas na competição.

Nas Modalidades Coletivas, a inscrição da equipe deve ser realizada unicamente pelo responsável técnico, que – no ato do preenchimento do formulário – no campo “INSCRIÇÃO DA EQUIPE” deverá informar o nome completo de cada atleta que compõe a equipe. Ou seja, uma inscrição para equipe, contemplando todos os seus atletas.

A inscrição é gratuita!

Contudo, com a proposta de unir esporte adaptado e solidariedade, o SESC-CEARÁ firmou parceria com a ADESUL para estimular a doação de alimentos nesta iniciativa, que serão direcionados ao programa MESA BRASIL SESC.

Assim, no dia da abertura dos jogos, a camisa oficial alusiva à primeira edição do PARASESC deverá ser trocada por 2 (dois) Kg de alimentos não perecíveis. A doação também pode ser convertida em R$ 10,00 (dez reais) enviado via PIX diretamente para o Programa Mesa Brasil (CHAVE PIX - CNPJ: 03.612.122/0014-41).

Para se inscrever, basta acessar o preencher o formulário correspondente a uma das 20 modalidades disponíveis para competição.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Modalidades Coletivas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVJmx48k1O_F-Xo6njL_y5I7WeliYpQN7hJeDuVInMKip0Cg/viewform?usp=sf_link

Modalidades Individuais que não têm variação de provas: Parabdminton, Tênis de mesa, Paraesgrima, Halterofilismo, Judô, Bocha, Paracanoagem e Xadrez.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScNAtqyYThCh3qWKh8h4BCseHutt6gmVQbPDJ8RGAoZ9E4eEw/viewform?usp=sf_link

Modalidade Individual Natação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWAQL_bxx0LBEKdoI_MSOajc0GWyp-3TblpneYzMQ7FSNtpQ/viewform?usp=sf_link

Modalidade Individual Atletismo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc47dkUClQ1LIIJz8kCGxvUZhlomWT24bLzGcrXof5W1ghQlA/viewform?usp=sf_link

Festival Participação Natação e Atletismo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_NKud5B_cB210jkozcy3sfx1zQo0GZciXx8VE-HS_jvimgg/viewform?usp=sf_link

Fortaleza sedia etapa da Copa do Mundo e Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica

Os eventos, que reúnem atletas de 20 países de quatro continentes, entre os dias 2 e 15 de setembro, no Centro de Formação Olímpica (CFO)

A capital cearense será a capital mundial da modalidade mais inclusiva do paradesporto, a bocha paralímpica. Fortaleza sediará a Copa do Mundo e o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, de 2 a 15 se setembro, no nos calendários nacional e internacional de 2023.

As competições – organizadas pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), com o apoio da Federação Internacional de Bocha (BisFed) e da entidade anfitriã, Associação D’Eficiência Superando Limites” – reunirão representantes de quatro continentes do mundo, com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 

A Fortaleza-Ceará World Boccia Cup 2023, que acontecerá entre os dias 2 e 9 de setembro, conta com a participação de 20 países, com 93 atletas, entre homens e mulheres, buscando o melhor desempenho e colocação no ranking mundial da modalidade.

Já o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá na sequência, entre os dias 9 e 15 de setembro, trará as disputas dos melhores paratletas do país na modalidade, representando 16 estados da federação. Serão 54 atletas competindo no feminino e 72 no masculino, separados por classes funcionais.

ADESUL

Felipe Catunda, presidente da ADESUL, destaca que é a primeira vez que um estado da região nordeste consegue sediar um evento mundial de bocha. “Para nós, é motivo de muito orgulho e também de celebração, porque quando conseguimos realizar um evento desses, deixamos um legado na cidade, de divulgação da modalidade, de estímulo ao paradesporto, mas, sobretudo, de inclusão, de voltar o olhar para as potencialidades da pessoa com deficiência”, explica.

ANDE

O vice-presidente da ANDE e representante da BisFed, Erinaldo Chagas, enfatiza o alto rendimento nacional: “Estamos muito animados em sediar mais uma etapa da Copa do Mundo no nosso país. Tenho certeza de que isso é reflexo de um trabalho árduo e crescente que fazemos em prol da bocha nacional, assim contribuindo para a modalidade no mundo todo. Depois teremos uma das mais fortes competições nacionais que é o Brasileiro e esse promete ser inigualável.” Pit, como é mais conhecido, faz referência ao Campeonato Brasileiro, que acontecerá na sequência, de 09 a 15 de setembro, no mesmo espaço.


Participação Cearense

No Mundial, Atuando pelo Mogi das Cruzes, o medalhista paralímpico em Tóquio, Maciel Santos, está focado em representar bem o Brasil na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica.

“A modalidade cresceu muito em todo o mundo, o nível está muito alto, decisões apertadas, partidas sendo definidas nos detalhes. Estou muito focado para mostrar todo o trabalho que viemos fazendo. Quero representar bem meu país e com certeza darei meu melhor”, destaca.

Entre as competidoras do Nacional, estará Emylle Torres Aguiar, disputando na Classe BC3. A atleta treina no projeto “Esporte Sem Limites”, programa pioneiro da Prefeitura de Fortaleza, que leva esporte adaptado a mais de 300 pessoas com deficiência na capital.

Além da Emylle Torres e Maciel Santos, o paratleta cearense Jonas Ewerton Garcia disputa na classe BC1 da competição nacional.


SERVIÇO

Fortaleza 2023 World Boccia Cup

Data: 02 a 09 de setembro de 2023

Hora: 09h às 18h

Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)

Av. Alberto Craveiro, S/N – Castelão

Entrada gratuita



Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2023

Data: 09 a 15 de setembro de 2023

Hora: 09h às 19h30

Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)

Av. Alberto Craveiro, S/N – Castelão

Entrada gratuita















Técnico e Atletas do Handebol de Cadeira de Rodas da ADESUL garantem vaga para o Mundial, no Egito

A ADESUL está confirmada para o Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas da International Handball Federation (IHF). O técnico Samuel Macena e as atletas Aline Martins, Eliana Paula, Laís Aguiar e Shirlei Cátia foram convocados pela Confederação Brasileira de Handebol para integrar a Seleção Brasileira Mista de Handebol em Cadeira de Rodas Four-a-Side (HCR4), tendo em vista a preparação para o 1º Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá de 20 a 25 de setembro deste ano, em Cairo, no Egito.

O campeonato contará com seis equipes, que representam quatro continentes e confederações – Ásia, África, Europa e Sul e Central América. Duas equipes da América (Brasil e Chile), dois times europeus (Holanda e Eslovênia), uma seleção da Ásia (Índia) e uma da África (Egito) disputarão o título de melhor seleção do mundo.

PREPARAÇÃO

“Estou me doando por inteira, é um misto de tudo: psicológico, alimentar, intensidade nos exercícios, dedicação... A cabeça fica a mil em todos os segundos”, destaca a atleta Aline Martins sobre a preparação para a competição. Ela enfatiza também a emoção de estar representando seu país: “A responsabilidade fica em nossas mãos, o compromisso aquece a emoção de estar realizando um sonho. Apesar de tudo, treinei pra isso e o que me resta é dar o melhor de mim”, ressaltou.

PATROCÍNIO

Apesar da preparação técnica estar a todo vapor, a seleção ainda busca apoio para garantir a participação da equipe. “Estamos na luta pra conseguir mais algum patrocínio para custear algumas passagens que faltam”, esclarece o técnico Samuel Macena. 

Macena destaca ainda a tradição do país na versão adaptada do Handebol e se mostra otimista. “O fato de Handebol em Cadeira de Rodas ter sido ‘inventado’ no Brasil, e já ser desenvolvido aqui por mais de 15 anos, faz da seleção brasileira a grande favorita a levar o título de campeã mundial no primeiro campeonato realizado pela Federação Internacional de Handebol”, aposta.

CONQUISTA

Para a ADESUL, a convocação das atletas e do técnico para a competição, é fruto de um trabalho técnico qualificado, mas, acima de tudo, de muita união e parcerias, de pessoas, poder público e empresas que acreditam e incentivam o paradesporto. 

“Em breve estaremos unindo forças pra garantir o melhor pra gente, o fruto de tudo que vem sendo feito será absorvido em forma de pódio”, finaliza Aline Martins em consonância com o trabalho realizado na Associação.

A competição está programada para acontecer no Dr. Hassan Moustafa Sports Hall. 

Mais uma grande conquista ADESUL!















CPB lança curso online de arbitragem para vôlei sentado; saiba como se inscrever

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua área de Educação Paralímpica, está com inscrições abertas para o curso on-line de arbitragem para vôlei sentado.


Inscrições

As matrículas são gratuitas e poderão ser realizadas por meio do site da Educação Paralímpica, até o dia 21 de agosto. São 40 vagas disponíveis.


As aulas serão ministradas entre os dias 24 e 26 de agosto das 19 às 22h e no dia 27 terá avaliação teórica das 14 às 17h, com uma carga horária de 20 horas no total.  O requisito para participar é possuir diploma de árbitro de voleibol de qualquer federação ou instituição e ter concluído o curso Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, disponibilizado no formato online pelo CPB (para acessá-lo, basta clicar aqui).


Durante o curso, que será ministrado pelos professores André Calado, Tânia Camargo e Rafael Proena, os alunos terão acesso aos seguintes conteúdos: “Apresentação e histórico da modalidade” e “Classificação funcional e regras do jogo”.


Mais Informações

Para mais informações ou dúvidas sobre novos cursos, os interessados podem enviar um e-mail para educ.paralimpica@cpb.org.br.


Patrocínio

O programa Educação Paralímpica conta o patrocínio das Loterias Caixa


Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)













Presidente da ADESUL toma posse como membro do Conselho Estadual do Desporto

O presidente da Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL), Felipe Catunda, tomou posse como membro do Conselho Estadual do Desporto, para o biênio 2022/2023, nesta quinta-feira, 28/07, na sede da Secretaria de Esportes e Juventude do Estado do Ceará (SEJUV).

O Conselho, que é constituído por 15 membros efetivos e 15 suplentes, é o órgão de deliberação coletiva de caráter consultivo, normativo e fiscalizador, em assuntos voltados à política de desenvolvimento do esporte no Estado.

Atribuições

Entre as principais funções do órgão estão o acompanhamento e a fiscalização sobre a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado, destinados às atividades desportivas; a conceção o certificado de Registro de Entidades Desportivas (CRED); e recomendações de prioridades ao plano de aplicação de recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Juventude (FUNDEJ).

Responsabilidade

“Nós encaramos como uma honra, mas também com muita responsabilidade essa missão. Esperamos discutir, deliberar e propor as diretrizes da política de esporte no âmbito do Estado, respeitando as políticas governamentais e a legislação em vigor”, destaca Felipe Catunda.

A solenidade contou com a presença do Secretário de Esportes e membro nato do Conselho, Rogério Nogueira.

Veja mais registros em nossa galeria de fotos













Com atletas do Esporte Sem Limites, ADESUL conquista medalhas no Campeonato Norte-Nordeste de Badminton e Parabadminton 2022


A equipe ADESUL de Parabadminton participou do Campeonato Norte-Nordeste de Badminton e Parabadminton 2022, que ocorreu no Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife-PE, entre os dias 21 e 24 de julho.

Medalhas

Os resultados foram de encher os olhos: Joedson de Araújo e José Ambrósio conquistaram o segundo lugar, medalha de prata na categoria dupla! Já na categoria Simples Individual, Gilvan Ferreira alcançou a terceira colocação, medalha de bronze. A competição ainda contou com a participação da nossa técnica Daniele Ategiane.

A competição, organizada pela Federação Pernambucana de Badminton (FPBd), contou com disputas nas categorias masculina e feminina (individuais, mistas e por duplas) das classes: jovens, principal e sênior.

Além da Equipe ADESUL participaram do campeonato equipes de Alagoas, Sergipe, Amapá, Amazonas e Paraíba.

Dedicação

A ADESUL parabeniza cada paratleta e cada técnico que participaram do evento esportivo, na certeza de que a dedicação de todos é absoluta e transformadora.

Vamos Time!

Veja mais registros em nossa galeria de fotos 














Atletas e técnico ADESUL conquistam convocação para integrar à Seleção Brasileira de Futebol de Cegos

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV convocou cinco atletas e um auxiliar técnico que fazem parte do time ADESUL para integrar a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos, no III Campo de Treinamento de Base de Futebol de Cegos, que será realizado no período de 10 a 17 de agosto de 2022, na cidade de São Paulo/SP.


Convocação

Gabriel Borges Batista (fixo/ala defensivo), Isac Costa Almeida Benevides (pivô), Jeremias Fernandes de Souza (ala defensivo), Jhonathan Silva dos Santos (ala/pivô) e Lucas Gabriel Araújo de Souza (goleiro) foram convocados para representar o país, além do técnico David Xavier dos Santos.


Renovação

De acordo com a CBDV, são crianças que vêm sendo lapidadas para que se busque antecipar a renovação da Seleção Brasileira. “É sempre bom lembrar que todas as modalidades têm sido trabalhadas desta forma, seguindo uma das diretrizes da CBDV em 2022, quando foram criadas comissões técnicas específicas para trabalhar com jovens atletas”, destaca a confederação.


ADESUL
A Associação D’Eficicência Superando Limites parabeniza aos atletas e profissionais envolvidos em mais essa importante conquista. Mais um fruto do trabalho desenvolvido com o amor que transforma vidas. Vamos time!

Veja a lista completa de convocados:


ATELETAS


LUCAS GABRIEL ARAÚJO DE SOUZA -  ADESUL/CE

 PAULO GABRIEL A. BARBOSA - APACE/PB

LUIS FELIPE DA SILVA CAVALCANTE - APADV/SP

CARLOS HENRIQUE A. MARREIRO - IEACN/PB

OTÁVIO LUCAS SANTIAGO DE OLIVEIRA - AM PARADESPORTO/MG

BRUNO CÉSAR LIMA ARAÚJO - AM PARADESPORTO/MG

JHONATHAN SILVA DOS SANTOS - ADESUL/CE

JEREMIAS FERNANDES DE SOUZA -  ADESUL/CE

JOSÉ GOMES BEZERRIL NETO - IRCRN/RN

JOAO PEDRO NOGUEIRA DA SILVA - IEACN/PB

RYAN PABLO DOS SANTOS ARRUDA - IEACN/PB

RENER PIETRO SANTOS SILVA - IEACN/PB

GABRIEL BORGES BATISTA - ADESUL/CE

ISAC COSTA ALMEIDA BENEVIDES -  ADESUL/CE



COMISSÃO TÉCNICA


ANTONIO LUIZ FERREIRA BAHIA - TÉCNICO

DAVID XAVIER DOS SANTOS - AUXILIAR TÉCNICO

JÚLIO CESAR MARQUES MACENA -  PREPARADOR FÍSICO

LARISSA DE OLIVEIRA E SILVA -  FISIOTERAPEUTA

FRANCICLAUDIO GOMES DE ARAÚJO - APOIO

NATALIA GONÇALVES MAZON -  NUTRICIONISTA

KELVIN GYULO BAKOS - COORDENADOR












ADESUL recepciona Seletiva Nordeste de Bocha Paralímpica

A Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL) recepcionou, no último sábado (16), a Seletiva Nordeste de Bocha Paralímpica - Etapa Ceará. A competição, promovida pela Associação Nacional de Desporto para Deficiente (ANDE), ocorreu no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.

A seletiva tem por objetivo classificar os primeiros paratletas de cada classe para o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, que acontecerá entre os dias 24 e 30 de setembro deste ano, em Uberlândia (MG). 

Com a presença do Diretor Técnico da ANDE, Leonardo Baideck, o evento teve participação de clubes dos estados da Bahia e Ceará. A ADESUL classificou seis paratletas para a competição nacional.

No masculino, Jonas Ewerton Garcia de Freitas (BC1), Erilando da Silva Gomes (BC2), Danilo dos Santos Braga Benevides (BC3) e Saymon Calista Rodrigues (BC4) seguem para Minas Gerais. Já no feminino, Bárbara Hellen Alves Bastos (BC3) e Daiane do Espirito Santo Nascimento (BC4) avançaram para o campeonato brasileiro.

O evento contou com a parceria do Instituto Compartilha, que ofereceu, para o público e atletas presentes, massoterapia e aferição de pressão arterial e glicemia.

A realização seletiva teve ainda a participação de voluntários da disciplina Esporte Adaptado, ministrada pelo professor Mário Simim, na Universidade Federal do Ceará - UFC.

Confira a classificação:

MASCULINO

BC1

1° lugar - Jonas Ewerton Garcia de Freitas

2° lugar - Wesley Leandro De Lima

3° lugar - Herlly de Araujo de Queiroz


BC2

1° lugar - Erilando da Silva Gomes 


BC3

1° lugar - Danilo dos Santos Braga Benevides

2° lugar - Igor Gomes de Souza


BC4

1° lugar - Saymon Calista Rodrigues

2° lugar - Myqueias Silva castelo

3° lugar - Alexandre Alcântara


FEMININO

BC1

Aline Valença Vândega


BC3

Bárbara Hellen Alves Bastos


BC4

Daiane do Espirito Santo Nascimento


Também participaram da seletiva os paratletas ADESUL Cyd Regis Leandro do Nascimento, Lucas de Sousa Lima Teresa Neuma Matias e Victor Weslley Ferreira Souza.


Veja mais registros do evento na seção de Fotos do nosso site












Com técnico e atletas ADESUL, Seleção Brasileira Feminina garante vaga no Mundial de Basquete em Cadeira de Rodas

A Seleção Brasileira Feminina conquistou a medalha de bronze da Copa América de Basquete em Cadeira de Rodas, nesta segunda-feira (18), em torneio disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Mundial

Com o técnico Lídio Andrade e as paratletas Gabriela Oliveira e Ana Kélvia, que fazem parte do time ADESUL, o Brasil venceu a Argentina por 54 a 47 e garantiu vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá em Dubai, no mês de novembro.

Ao todo, participaram da Copa América oito seleções femininas: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos.

Conquista

A ADESUL parabeniza toda a equipe que estará representando nosso país na maior competição do mundo para a modalidade, em especial nossas atletas e técnico pela conquista memorável!











ANDE realiza visita técnica ao Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza

A Diretoria da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) esteve em Fortaleza para realizar visita técnica ao Centro de Formação Olímpica (CFO) Ceará, na última sexta-feira (15/7). A vistoria, mediada pela Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL), teve o objetivo de avaliar a estrutura do local para receber as principais competições nacionais de Bocha Paralímpica e Futebol de PC (Paralisia Cerebral).

Participaram da inspeção, o presidente da ANDE, Artur Cruz; o Diretor Técnico, Leonardo Baldeck; e o coordenador da Região Nordeste, Esnande Quirino – além do presidente da ADESUL, Felipe Catunda e de membros representantes do Instituto Compartilha.

Durante a visita técnica, guiada por uma colaboradora especializada do CFO, os representantes da Associação Nacional conheceram os equipamentos do complexo, esclareceram dúvidas sobre a capacidade e a estrutura de acessibilidade. 

Expectativas

Após a visita, Artur Cruz falou sobre a real possibilidade de trazer as competições para a capital cearense. “As perspectivas são as melhores possíveis, eu estou muito impressionado com todo o equipamento, com toda a estrutura. Nós, que viajamos muito em competições no mundo todo, podemos dizer que, com esse equipamento, não estamos devendo nada a ninguém, em lugar nenhum do mundo. Então, temos todas as possibilidades de conseguir trazer o campeonato brasileiro para cá, não só de Bocha Paralímpica, mas também o de Futebol de PC”, explicou.

O Diretor Técnico também se demonstrou entusiasmado com a possibilidade de realização dos eventos em Fortaleza. “A estrutura atende plenamente tanto a modalidade de Bocha quanto a de Futebol de PC. A gente só precisa fazer os últimos ajustes para que a possa realizar, ainda em 2022, o campeonato brasileiro de segunda divisão do Futebol PC e o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, em 2023. As perspectivas são as melhores possíveis, o equipamento é excepcional, o povo do Ceará é sempre acolhedor, temos só pequenos ajustes, mas a parte principal já está resolvida”, ressaltou Leonardo Baldeck.

Esnande Quirino destaca que trazer o campeonato de Bocha para o Nordeste é um desejo das entidades que fazem a Bocha na região. “A estrutura do CFO é uma maravilha! É um equipamento realmente pensado para grandes eventos esportivos, que atende em 90% a estrutura que esperamos para um desporto de pessoas com deficiência. Então, a nossa intenção é trazer o campeonato brasileiro de Bocha Paralímpica para cá, é um desejo das entidades que fazem a Bocha no Nordeste trazer o campeonato para a região. Quase seria em 2022, mas tínhamos que conhecer melhor a estrutura e estamos muito satisfeitos com o que vimos”, ratificou coordenador.

Na torcida

Para o presidente da ADESUL, sediar as competições é uma forma de fomentar a prática paradesportiva na cidade e de divulgar a modalidade esportiva. “Nós entendemos o quanto é desafiador trazer as principais competições, em nível nacional, dessas modalidades para Fortaleza, visto que costumam acontecer no eixo Sul-Sudeste, mas também é uma necessidade. Eventos desse porte geram visibilidade para a prática esportiva e nós precisamos de iniciativas que estimulem e ajudem a propagar o paradesporto. Nós temos um dos melhores complexos esportivos do país, temos parceiros importantes e plenas condições de realizar o evento. Então, para nós, é uma felicidade tratar dessa possibilidade”, evidenciou.

Após a vistoria, a Diretoria deve tratar de demandas internas antes de anunciar a próxima sede das competições. A ADESUL está na torcida!











ADESUL participa da I Etapa Nacional de Parabadminton 

A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL participou da I Etapa Nacional de Parabadminton, com o atleta Nilson Januário, nas categorias simples e dupla, classificação funcional foi WH2 (cadeirante).

A competição – primeira do atleta e nível nacional – ocorreu entre os dias 14 e 17 de julho no Complexo Esportivo de Badminton, situado no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí.

Ao todo, 60 atletas, de 24 clubes diferentes, participaram da I Etapa Nacional de Parabadminton. Equipes do Ceará, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal disputaram os jogos.

A Segunda Etapa Nacional de Parabadminton está prevista para acontecer no estado de São Paulo.

Com informações Ascom UFPI











ADESUL realiza primeira Reunião Geral do projeto Esporte Sem Limites

O time ADESUL realizou, na última sexta-feira (15), a primeira reunião geral do projeto Esporte Sem Limites, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza. Diretoria, professores, estagiários, coordenadores e as equipes de marketing e administrativa apresentaram seus planos de trabalho e perspectivas para o programa.

O presidente da entidade, Felipe Catunda, abriu o evento com uma retrospectiva dos sete anos de atuação da ADESUL. “Saímos dos iniciais seis atletas para os mais de 500 que hoje fazem parte desse sonho. Podemos afirmar, com tranquilidade, que somos uma das entidades com maior representatividade no paradesporto em nível nacional”, ressaltou. Ele também destacou a relevância do “Esporte Sem Limites”. 

“É um projeto sem precedentes, por sua abrangência, pelas metas desafiadoras, mas, acima de tudo, porque, com o ‘Esporte Sem Limites’, estamos transformando vidas. Então, vamos continuar trabalhando de forma correta, vamos manter a união e executar o projeto com o mesmo amor que guiou nosso trabalho durante esses sete anos”.

Em seguida, a equipe assistiu ao vídeo produzido pelo marketing da Associação, que abordou o impacto do projeto nos dois primeiros meses de atuação. A equipe de comunicação também apresentou seu trabalho e abordou formas de colaboração na construção do processo.

A coordenadora pedagógica do projeto, Carla Sâmya, também conversou com a equipe sobre planejamento e execução das aulas do programa. Já David Xavier falou sobre metas e divulgação do projeto.

A manhã foi encerrada com um momento de avaliação, no qual foram discutidos os pontos positivos e os aspectos que merecem atenção para evolução do projeto.

O período da tarde foi dedicado à capacitação. A equipe participou de um treinamento sobre Comunicação Criativa com Analista Comportamental e Especialista em Gestão de Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas, Timóteo Batista.

O palestrante apresentou técnicas para o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva junto aos pais e alunos, mas também são metodologias que podem ser aplicadas nas mais diversas situações profissionais e pessoais.

Esporte Sem Limites

O programa, pioneiro na capital cearense, é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza realizada por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), executada pela Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL).









Mário Simim é convocado para Copa do Mundo de Futebol de Amputados


A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL celebra mais uma conquista da nossa equipe! O professor Mário Simim foi convocado para atuar pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol de Amputados, entre 30 de setembro e 9 de outubro, na Turquia. 


Convocação

Mário foi convocado para a posição de auxiliar técnico do Brasil no torneio, que reúne 24 seleções de cinco continentes diferentes. O Brasil é um dos favoritos ao título.


Mário Simim

Reconhecido por sua vasta experiência profissional e acadêmica no paradesporto, Simim é Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro.


Para a ADESUL, a convocação representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, mas também a responsabilidade de apresentar sempre o melhor desempenho possível. Neste sentido, a entidade agradece a parceria com o professor e comemora mais esse valioso feito do nosso time.











Técnico e atletas ADESUL estream na Copa América de Basquete em Cadeira de Rodas, em São Paulo


O Brasil estreou nesta quarta-feira, 13 de julho, na Copa América de basquete em Cadeira de Rodas, com a participação do técnico e atletas da seleção feminina, que atuam pela Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL). 

Lídio Andrade e as paratletas Gabriela Oliveira e Ana Kélvia estão em São Paulo, de 13 a 18 de julho atuando na equipe brasileira em disputas da competição,que garante vagas para o Mundial da modalidade em Dubai, marcado para o final do ano.

A Seleção Brasileira feminina teve sua estreia contra o Canadá, nesta quarta (13/7), às 15h, com derrota. Mas ainda retorna à quadra nesta quinta-feira (14), contra a Bolívia, também às 15h (horário de Brasília). 

A ADESUL permanece na torcida!

Confira os jogos da Seleção Brasileira Feminina pela primeira fase da Copa América:


Quarta, 13

15h Brasil x Canadá


Quinta, 14

15h Brasil x Bolívia


Sexta, 15

15h Guatemala x Brasil







Atleta ADESUL participa do 1º Camping Militar Paralímpico 2022


A 2ª Tenente Paula Lima, atleta que atua pela Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL) na Handbol em Cadeira de Roda, representou nosso time no 1º Camping Militar Paralímpico 2022.

 O evento ocorreu entre os dias 4 e 10 de julho, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), com competições em duas modalidades: tiro com arco e tiro esportivo. Ao todo, 46 militares e agentes de segurança pública com deficiências participaram da primeira edição do evento.

Paula Lima trouxe medalha para casa! Ela alcançou o terceiro lugar na categoria Tiro Carabina de ar R2-SH1. 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) destaca que, para os atletas, Camping Militar Paralímpico do CPB vai muito além dos resultados esportivos e “resgata o respeito e o reconhecimento que os militares têm quando entram no quartel”.

Confira abaixo todos os resultados da 1ª edição do Camping Militar Paralímpico 2022:


Tiro Esportivo


Tiro Carabina de ar R1 – SH2

1º lugar – Policial penal Celso Eduardo – 88 pontos 


Tiro Carabina de ar R1 – SH1

1º lugar – Sargento Edvaldo Cruz – 94 pontos

2º lugar – Sargento Wilson Stein / Cabo Everton Bonfim 

3º lugar – Cabo Helton da Cruz


Tiro Carabina de ar R2-SH1

1º lugar – Cabo Lucy Lima – 88 pontos

2º lugar – Cabo Fernanda Lovatti

3º lugar – Tenente Paula


Tiro Pistola de ar P1 (modificado) – SH1

1º lugar – Cabo Aguinaldo – 75 pontos 

2º lugar – Guarda Municipal Lair Silva

3º lugar – Cabo Douglas Casitas / Cabo Marcio Ivankio


Tiro Pistola de ar P1 – 60 tiro – SH1

1º lugar – Soldado Ailton Balbino – 515 pontos

2º lugar – Soldado Maykon Costa

3º lugar – Soldado Igor Agiani


Tiro com arco


Categoria Standing 18 m geral

1º lugar – Soldado Pinheiro – 538 pontos

2º lugar – 1º tenente Tércia – 490 pontos

3º lugar – 3º sargento Malaquias – 483 pontos


Categoria Standing 10 m masculino

1º lugar – Soldado Eugênio – 109 pontos

2º lugar – Cabo Moreira – 106 pontos 

3º lugar – 2º sargento Fraga – 102 pontos


Categoria Standing 10 m feminino

1º lugar – 2º sargento Natache – 97 pontos 


Categoria Standing 18 m masculino

1º lugar  - Soldado Pinheiro – 538 pontos

2º lugar – 3º sargento Malaquias – 483 pontos 


Categoria Standing 18 m feminino

1º lugar – 1º tenente Tércia – 490 pontos


Categoria W1 10 m 

1º lugar – 3º sargento Bianche – 88 pontos 


Categoria W2 10 m 

1º lugar – Soldado Ziraldo – 105 pontos

2º lugar – Cabo Rodrigues – 102 pontos

3º lugar – Soldado Carneiro – 102 pontos


Categoria Duplas por Força

1º lugar – Soldado Eugênio / Soldado Ziraldo – 214 pontos

2º lugar – 2º sargento Fraga / Soldado Márcio – 203 pontos

3º lugar – Cabo Moreira / Sargento Clímaco – 198 pontos 


Categoria Geral 10 m

1º lugar – Soldado Eugênio – 109 pontos 

2º lugar – Cabo Moreira – 106 pontos

3º lugar – Soldado Ziraldo – 105 pontos 


Com informações Ascom CPB







Com partipantes do Esporte Sem Limites, Atletas da ADESUL avançam para etapa regional dos jogos paralímpicos escolares


A etapa estadual dos jogos paralímpicos escolares ocorreu no último final de semana, entre os dias 16 e 19 de junho, em Fortaleza, com a participação de dezenas de atletas treinados pela Associação D’Eficiência Superando Limites, a ADESUL.

Participaram da competição paratletas com deficiências física/motora, intelectual e visual em atividades esportivas de todas as escolas do Estado do Ceará, em nove modalidades diferentes: Paratletismo, Judô para Cegos, Paranatação, Tênis de Mesa, Bocha Adaptada, Parabadminton, Vôlei Sentado, Futebol de Cegos e Basquete em Cadeira de Rodas.

Os primeiros colocados do Paratletismo, da Bocha Adaptada e da Paranatação irão representar o Ceará na Etapa Regional das Paralimpíadas Escolares, que será realizada de 22 a 27 de agosto, em Natal/RN. 

E claro que nossos atletas e técnicos entregaram tudo na disputa estadual e avançaram para etapa regional! Ao todo, foram 48 convocações, das quais 39 são do time ADESUL, além de nove técnicos que compõem o quadro da Associação.

Dos 28 atletas convocados para a próxima fase do Paratletismo paralímpico, 21 são treinados pela ADESUL, que também contou com a convocação dos nossos técnicos Carla Samya Nogueira Falcão, Felipe Nogueira Catunda e Francisco Fábio Madeiro Leitão. 

PARATLETISMO

CATEGORIA A

MASCULINO

CAUÃ FERREIRA DA SILVA – F/T20

ALVARO SILVA ROCHA - F/T20

YTALO RODRIGUES DE MOURA – F/T20

MARLISSON RODRIGUES MATOS – F/T13

LUIZ OTAVIO DA SILVA – F/T34

FEMININO

SARA ROCHA ABREU – F/T36

BEATRIZ ALVES FERNANDES –F/T20


CATEGORIA B

MASCULINO

VINICIUS LESSA DE ALMEIDA MENDES – F/T11

PEDRO PAULO DE OLIVEIRA LIMA – F/T52

GABRYEL MESSI SOUSA RODRIGUES – F/T20

NATHANAEL DE SOUSA LIMA – F/T20

GABRIEL GOMES FERNANDES – F/T21

ERICK DO NASCIMENTO GOMES – F/T43

FEMININO

RAICA KÉTELLEN NASCIMENTO DE OLIVEIRA – F/T20

ISADORA COSTA MARTINS – F/T20


CATEGORIA C

MASCULINO

WESLEY FERREIRA FARIAS – F/T20

PAULO VITOR DA SILVA MAIA – F/T20

WILLIAM RIBEIRO CRISPIM – F/T40

ANTONIO EDUARDO NERES SOARES – F/T20


FEMININO

MAYRA LUIZE SOUSA SANTOS – F/T34

HAVILLA SUELLEM MACIEL MARQUES – F/T34


Na Paranatação, sete atletas dos oito convocados fazem parte do time ADESUL, além da técnica Heloisa Stangier e do assistente técnico Ederson Nascimento.

PARANATAÇÃO

CATEGORIA A

MASCULINO

IVO ALMEIDA DOS SANTOS – S8

CARLOS DAVI DE OLIVEIRA PARENTE – S1

ARTHUR MUNIZ DA SILVA – S14


CATEGORIA B

MASCULINO

LEANDRO FONSECA DE SOUSA – S14

LUIS HENRIQUE PEREIRA BANDEIRA – S14

FEMININO

GABRIELA DE MESQUITA BRILHANTE – S9

RAISSA SOL OLIVEIRA FERNANDES – S6


CATEGORIA C

MASCULINO

LUIZ GUILHERME FERNANDES DE ARAÚJO – S5

MIQUEIAS WILLAME DA COSTA DA SILVA – S14


FEMININO

JENNIFER MAYARA DE SOUSA ALMEIDA – S14

ANA CLARA ROLIM DE CARVALHO – S6


Na Bocha Adaptada, todos os convocados para representar o Ceará na etapa regional são atletas ADESUL.

BOCHA ADAPTADA

CATEGORIA A

MASCULINO

FELIPE GUERRA DA SILVA – BC1


CATEGORIA B

MASCULINO

ENRICO GOMES PAIVA – BC3

MYQUEIAS SILVA CASTELA – BC4


TÉCNICA: RUTH DA SILVA LIMA


Nossos atletas do Goalball também conquistaram todas as vagas disponíveis para o Ceará!

GOALBALL

FEMININO

FRANCISCA RAISSA PORFIRIO DA SILVA

KAREN HELLEN DA SILVA NASCIMENTO

CARLA CRISTINA NUNES RODRIGUES

ANA BEATRIZ ARAÚJO PAULINO


TÉCNICA: JUCILIANE NOGUEIRA


MASCULINO

FRANCISCO LENO FONTELES

FRANK ARIEL DA PENHA SILVA

DAVI IURE DA SILVA PEREIRA

ANTENOR SOARES CUNHA


TÉCNICO: HARLEY SOUSA BARBOSA


Os resultados das modalidades Futebol de Cegos, Vôlei Sentado e Parabadminton ainda não foram divulgados.

A ADESUL parabeniza a todos os atletas que participaram da competição, na certeza de que absolutamente todos entregaram seu potencial máximo. Para nós, é esse o maior resultado!






Abertas as incrições para o Festival Paralímpico 2022


A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) abriu, nesta quinta-feira (23), as inscrições para a 4ª edição do Festival Paralímpico, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico.


Faça aqui a inscrição do participante


A programação oferecerá a vivência nas três modalidades paralímpicas: Vôlei sentado, Parabadminton e Futebol de 5. 

O projeto oferta 150 vagas para participantes com faixa etária de 8 a 17 anos que tem o entendimento sobre a importância de sociabilizar durante as atividades paralímpicas desenvolvidas.

Participação de Pessoas sem Deficiência

Será permitida a participação de até 20% de participantes crianças ou adolescentes sem deficiência, a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional.

O Festival

O evento, que será executado pela Associação D'Eficiência Superando Limites - ADESUL, acontecerá na manhã do dia 24 de setembro de 2022, das 08h30 às 12h no Centro de Formação Olímpica (CFO). 

Os participantes ganharão a camisa do evento e lanche.


As informações são da Ascom Sejuv




ADESUL realiza divulgação do projeto "Esporte Sem Limites"


A Associação D’Eficiência Superando Limites - ADESUL esteve, na tarde desta terça-feira (14), na Escola Municipal Vicente Fialho, localizada no bairro Benfica, para divulgar o projeto “Esporte Sem Limites”, executado pela entidade, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza.

A coordenadora pedagógica do projeto, Carla Samya, foi recebida por membros da Diretoria e pelo professor de Educação Física da escola, Daniel Abreu, que convidaram os estudantes para um bate-papo especial sobre a importância do esporte adaptado como ferramenta crucial de transformação social.

A Diretora da Escola, VanyMary Colares, reforçou o papel no esporte no desenvolvimento das crianças e se colocou como parceira do projeto. "Ao praticar esportes, os estudante com necessidades especiais têm a possibilidade de desenvolver várias habilidades, construir vínculos afetivos e compreender  o mundo em sua incrível diversidade. Por esse motivo, apoio iniciativas como a do Projeto Esporte Seen Limites, na certeza de que suas ações fortalecem a inclusão escolar", explicou.

A Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Vicente Fialho, Veronica Mendes, destacou a improtância de programas como o Esporte Sem Limites no desenvolviento das crianças.

"O projeto Esportes sem limites é de grande importância para as crianças com necessidades especiais, por trabalhar a inclusão de uma forma lúdica, como também a superação dessas crianças, que, muitas vezes, não têm perspectiva de vida, achando-se impotentes ou incapazes para realizar atividades recreativas. Parabéns a esse grupo maravilhoso que trabalha em prol da alegria  e realização dessas crianças", comemorou.

O momento ainda contou com a participação do campeão cearense de Parabadninton, Adriano Vercosa e da estagiária do projeto na modalidade, Luana Alves. Além da divulgação, os profissionais realizaram demonstrações do esporte. Os estudantes praticaram o badminton por alguns minutos e demonstraram empolgação com a novidade pertinho de escola.

Modalidades

O projeto "Esporte Sem Limites", pioneiro por sua abrangência na história da cidade, já acontece há dois meses, mas ainda está recebendo inscrições, on-line e presencialmente. 

O programa oferece oito modalidades de esporte adaptado: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez adaptado, futsal de DI (deficiência intelectual) e futsal de DA (deficiência auditiva), distribuídos em diferentes bairros da cidade.

Faça sua inscrição aqui



 

 


 

 

 

 

 

 


Faça parte do maior projeto paradesportivo de Fortaleza


O projeto “Esporte Sem Limites” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizada por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL. 

O programa, que vem concretizar as ações municipais junto ao público de pessoas com deficiência, tem como objetivo incentivar as pessoas com deficiência a praticarem atividades esportivas regulares, criando condições para o desenvolvimento de potencialidades.

 Desta forma, o projeto, inédito em Fortaleza, deve contribuir e democratizar o acesso ao paradesporto de qualidade, além de fomentar inclusão social para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

CONHEÇA AS MODALIDADES


BOCHA PARALÍMPICA

Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência - Quarta e Sexta, das 08h às 12h

FUTSAL D. A (DEFICIÊNCIA AUDITIVA)

Ginásio Aécio de Borba – Terça e Quinta, das 17h às 19h

FUTSAL D. I (DEFICIÊNCIA INTELECTUAL)

Ginásio Aécio de Borba – Terça e Quinta, das 09h às 11h

GOALBALL

EEF Instituto dos Cegos – Sexta, das 13h às 15h

Sociedade de Assistência ao Cego (SAC) – Quarta, das 13h às 15h e Quinta, das 07h30 às 11h30

PARATLETISMO

IEFES - UFC – Segunda e Quarta, das 14h às 18h

PARABADMINTON

Ginásio Aécio de Borba - Terça e Quinta, das 13h às 17h

PARANATAÇÃO

Náutico Atlético Cearense - Terça e Quinta, das 15h às 17h e das 18h às 20h

XADREZ ADAPTADO

Sociedade de Assistência ao Cego (SAC) – Quinta, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir dos 6 anos de idade, de ambos os sexos, com e sem deficiência. A preferência para o preenchimento das vagas é dada aos residentes em áreas de vulnerabilidade social das 12 Regionais do Município de Fortaleza.

OUTRAS INFORMAÇÕES: 

(85) 99217-2837 (WhatsApp ADESUL)

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 


Atletas da ADESUL conquistam convocações nacionais 


A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL anuncia as convocações de nossos atletas para representar o paradesporto do Ceará em nível nacional. Basquete em Cadeira de Rodas, Paranatação, Vôlei Sentado e Bocha Adaptada. Em cada uma dessas modalidades haverá atletas da ADESUL representando o Brasil.


Basquetebol em Cadeira de Rodas


A Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas – CBBC convocou quatro atletas e um técnico para integrar a Seleção Brasileira Feminina na Primeira Etapa de Treinamento, que ocorrerá entre os dias 15 e 21 de maio, na Associação Niteroiense dos Deficientes físicos – ANDEF, em Niterói (RJ). 

O objetivo é competir na Copa América 2022, que acontecerá no Centro Paralímpico Brasileiro, no período de 09 a 19 de julho de 2022, em São Paulo/SP.

Confira a lista de convocações:


Bocha Adaptada


A cidade de Curitiba receberá, entre os dias 24 e 29 de maio, o Campeonato Brasileiro de Jovens, e tem atleta nosso convocado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes - ANDE para a competição! 


Myqueias Silva Castelo está nos representando no evento, que será realizado no SESC Portão, no Paraná.


Vôlei Sentado


Desde o dia 24 de abril até 1º de maio, nossa atleta Maria Luciana Lima dos Santos está participando da 3ª Semana de Treinamento da Seleção de Jovens e de Base Feminina de Voleibol Sentado, convocada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes – CBVD. Os treinos também estão acontecendo no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - CTPB, na cidade de São Paulo/SP.


Paranatação


O Comitê Olímpico Brasileiro convocou nossa atleta Ana Clara Rolim de Carvalho para participar da 2ª Fase de Treinamento de Natação de 2022. Entre os dias 17 e 23 de abril, Ana Clara esteve no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro representando a ADESUL, o Ceará e o Brasil! 


Reconhecimento

Os resultados alcançados com essas convocações significam o reconhecimento fruto de muito trabalho de nossos atletas, equipe de profissionais e dos familiares, que encontram no esporte um caminho de superação, mas também de transformação.

Estamos muito orgulhosos e confiantes no desempenho de cada atleta convocado!

Apoio

A dedicação diária e constante dos nossos atletas e profissionais é um elemento primordial nessas conquistas, contudo o apoio das instituições parceiras também é fundamental para a concretização de sonhos. 

Neste sentido, A ADESUL reconhece o incentivo e agradece à Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv) – que por meio do projeto “Fomento ao Paradesporto do Ceará” tem ajudado a transformar a realidade dos atletas com deficiência no estado – e à Enel Brasil, apoiadora assídua das iniciativas da nossa Associação.


 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 


ADESUL cria grupos de WhatsApp para se comunicar com inscritos no projeto "Esporte Sem Limites" 


Se você se inscreveu em alguma modalidade do projeto Esporte Sem Limites, a Associação D’eficiência Superando Limites – ADESUL informa que foram criados grupos no aplicativo de mensagens para cada atividade paradesportiva oferecida pelo programa.

O objetivo da inciativa é divulgar os informes de cada modalidade, de forma rápida e efetiva. 

Fale Conosco

Então, se você realizou sua inscrição e ainda não está no grupo da sua modalidade, entre em contato conosco  pelo número (85) 9.9217-2837


 

 

 

 


“Esporte Sem Limites”: ADESUL divulga lista de inscrições deferidas  no processo de seleção para contratação de professores e estagiários


A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL divulga a lista de inscrições deferidas e candidatos classificados para segunda fase do processo de seleção simplificado para contratação de professores e estagiários que atuarão no projeto “Esporte Sem Limites”.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizada por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL, que vai trabalhar oito modalidades paralímpicas e adaptadas: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez para cegos, futsal para pessoas com deficiência intelectual e futsal para pessoas com deficiência auditiva.


Confira a relação de inscrições deferidas:


Professores:

Francilidio de Andrade Soares  - Futsal D.I e Futsal D.A

Francisco Fábio Madeiro Leitão - Paratletismo

Danielle Ategiane Araújo Paiva - Parabadminton

Madson Carvalho do Nascimento - Paranatação

Heloísa Stangier Pires Barbosa - Paranatação

Samuel Macena de Andrade Vieira - Bocha Adaptada

Laís Aguiar de Lima - Xadrez Adaptado

Juciliane Nogueira - Goalball

Juliana Aguiar Braga - Paratletismo

 

Estagiários:

Harley Sousa Barbosa - Goalball

Rosilene Germano Ferreira - Bocha Adaptada

Francisco Tiago de Souza Costa - Paratletismo

Carlos Eduardo Cândido Lourenço - Paranatação

Caélison dos Santos Barbosa - Paranatação 

Rhuan Barkley de Araújo Moreira - parabadminton

Oara Uchôa Assunção - Paratletismo

Silvio Henrique Amado Neves - Xadrez Adaptado

Mario Pedro Sarmento - Futsal D.I e Futsal D.A


 

Resultado

 

Após a divulgação do Resultado parcial, referente à análise documental, será iniciada a segunda fase do processo de seleção, que são as entrevistas.

Esta fase também ocorrerá na sede da ADESUL, no dia 13 de abril, em horário marcado para cada candidato. Atenção! Se o candidato que não comparecer no dia e hora marcados estará eliminado. Esta fase tem caráter classificatório e eliminatório.

A divulgação do Resultado Final será dia 14 de abril, também no site da ADESUL.

 

Fique Atento!

 

Caso seja necessário, a Comissão de Avaliação poderá realizar alterações no calendário do edital. Toda e qualquer alteração será publicada no site da ADESUL.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os comunicados referentes a este processo seletivo, que tem como principal meio de comunicação a página www.adesul.org.br.

 

Formulário de Recurso está disponível aqui

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 


“Esporte Sem Limites”: ADESUL publica edital para contratação de professores e estagiários

A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL acaba de publicar o edital que regulamenta o processo simplificado de contratação de professores e estagiários para atuação no projeto “Esporte Sem Limites”.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizada por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL, que vai trabalhar oito modalidades paralímpicas e adaptadas: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez para cegos, futsal para pessoas com deficiência intelectual e futsal para pessoas com deficiência auditiva.

 

Período de Inscrição

 

As inscrições para seleção serão realizadas presencialmente, na sede da ADESUL (Avenida Da Abolição, 2727 – Meireles), nos dias 7 e 8 de abril, das 13h às 17h, mediante apresentação da documentação prenunciada no edital, que também prevê vagas destinadas para pessoas com deficiência.

Esta é a primeira etapa do processo, que tem caráter eliminatório.

 

Resultado

 

O Resultado parcial, referente à análise documental, será divulgado no próximo dia 11 de abril, no site da Adesul (adesul.org.br). Em seguida, será iniciada a segunda fase do processo de seleção, que são as entrevistas.

Esta fase também ocorrerá na sede da ADESUL, no dia 13 de abril, em horário marcado para cada candidato. Atenção! Se o candidato que não comparecer no dia e hora marcados estará eliminado. Esta fase tem caráter classificatório e eliminatório.

A divulgação do Resultado Final será dia 14 de abril, também no site da ADESUL.

 

Fique Atento!

 

Caso seja necessário, a Comissão de Avaliação poderá realizar alterações no calendário do edital. Toda e qualquer alteração será publicada no site da ADESUL.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os comunicados referentes a este processo seletivo, que tem como principal meio de comunicação a página www.adesul.org.br.

 

Clique aqui para fazer o download do edital 

Faça o download da Ficha de Inscrição

Formulário de Recurso está disponível aqui

 

 

SERVIÇO

Inscrição para processo simplificado de contratação de professores e estagiários

Dias 7 e 8 de abril

Das 13h às 17h

Na sede da ADESUL (Avenida Da Abolição, 2727 – Meireles),

 

 

 


 

 

 

 

 

 


Inscrições abertas para o projeto "Esporte Sem Limites"

O projeto Esporte Sem Limites é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizada por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL.

 

Fique por dentro!

 

O projeto, que tem duração de 11 meses dedicados à prática paradesportiva, vai incentivar as pessoas com deficiência a desenvolverem atividades esportivas regulares, criando condições para o desenvolvimento de potencialidades. Desta forma, o programa, inédito em Fortaleza, deve contribuir e democratizar o acesso ao paradesporto de qualidade, além de fomentar inclusão social para crianças, jovens, adolescentes e adultos.

 

Conhecendo as modalidades

 

Bocha Paralímpica - é similar à bocha convencional, ou seja, o jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola-alvo. O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola-alvo).

 

Público alvo: Elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas.

Número de vagas: 15 vagas para pessoas com deficiência; 01 vaga para pessoa sem deficiência.

 

Futsal DA (Deficiência Auditiva) - tem as mesmas regras praticadas no futsal convencional, a principal diferença é que as faltas são assinaladas por meio de sinais visuais (bandeiras).

 

Público alvo: Pessoas com deficiência auditiva.

Número de vagas: 50 vagas para pessoas com deficiência; 05 vagas para pessoas sem deficiência.

 

Futsal DI (Deficiência Intelectual) – possui as mesmas regras praticadas no futsal convencional.

 

Público alvo: Pessoas com deficiência intelectual.

Número de vagas: 50 vagas para pessoas com deficiência; 05 vagas para pessoas sem deficiência.

 

Goalball - diferente de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. É um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva.

 

Público alvo: Pessoas com deficiência visual.

Número de vagas: 15 vagas para pessoas com deficiência; 02 vagas para pessoas sem deficiência.

 

Parabadminton - é um esporte jogado com raquete e peteca que, em seu formato paralímpico, é praticado por atletas com deficiência física e intelectual.

Público alvo: Pessoas com deficiência físico-motora e intelectual, baixa estatura.

Número de vagas: 50 vagas para pessoas com deficiência; 05 vagas para pessoas sem deficiência.

 

Paranatação - é um esporte que trabalha e estimula todas as partes do corpo, desde os músculos até os sistemas cardiovasculares e respiratórios. Por esse motivo, é uma excelente atividade física para deficientes.

 

Público alvo: Pessoas com deficiências múltiplas.

Número de vagas: 65 vagas para pessoas com deficiência; 05 vagas para pessoas sem deficiência.

 

Paratletismo - a iniciação esportiva no atletismo adaptado tem como objetivo levar a criança ao aprendizado de técnicas motoras básicas, pertinentes à modalidade esportiva, sendo que as atividades são as mesmas desenvolvidas nas aulas regulares, assim, é necessária a atenção às adaptações condizentes à necessidade específica de cada deficiência.

Público alvo: Pessoas com deficiências múltiplas.

Número de vagas: 65 vagas para pessoas com deficiência; 05 vagas para pessoas sem deficiência.

 

Xadrez Adaptado - um esporte, que também é considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores. No Xadrez adaptado, as peças encaixam em furos feitos no tabuleiro. Para distinguir as peças brancas das pretas, é feito um relevo nas peças brancas para as diferenciar das pretas.

O tabuleiro de madeira tem um espaço para a colocação das peças ainda não utilizadas no jogo.

 

Público alvo: Pessoas com deficiência visual.

Número de vagas: 20 vagas para pessoas com deficiência; 02 vagas para pessoas sem deficiência.




As inscrições estão abertas!

 

Preencha o formulário de inscrição e venha fazer parte do maior projeto de inclusão paradesportiva da história de Fortaleza.

 

As inscrições também poderão ser realizadas presencialmente, entre os dias 15 e 31 de março, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza –SECEL (R. Ildefonso Albano, 2050 – Meireles), das 13h às 17h.

 

Após o início do programa, a partir do dia 15 de abril, as inscrições também poderão ser realizadas nos locais em que a prática paradesportiva será desenvolvida, durante o horário das atividades.

 

 

 

 

 

 


Doe seu IR e colabore com nosso projeto, sem tirar a mão do bolso

Você sabia que parte do seu Imposto de Renda pode ser destinada à Associação d'Eficiência Superando Limites?

Ao fazer a declaração, você pode drecionar até 6% do imposto devido para a ADESUL!

Veja o passo a passo para nos ajudar, sem tirar a mão do bolso!

1- Após preenchida a declaração, clique em: DOAÇÃO DIRETAMENTE DA DECLARAÇÃO;

2- Escolha uma das abas CRIANÇA, ADOLESCENTE, IDOSO;

3- Clique no botão: NOVO;

4- Escolha o tipo de fundo: MUNICIPAL;

5- Escolha o estado: CEARÁ;

6- Selecione a cidade: MARACANAÚ;

7- Digite no espaço VALOR a quantia gerada automaticamente pelo sistema;

8- Vá em DECLARAÇÃO>>IMPRIMIR>>DARF - DOAÇÕES diretamente na declaração (fundo);

9- Selecione a declaração e vá em VIZUALIZAR.

PAGUE O DARF ATÉ O PRAZO E ENCAMINHE O COMPROVANTE VIA EMAIL PARA  adesulceara@adesul.org