Notícias

ADESUL é destaque no I Seminário do Paradesporto do Ceará

A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL foi destaque, com a participação do seu time de profissionais, durante o I Seminário do Paradesporto do Ceará, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano e Social (IDHS), o último sábado, dia 13 de abril.

O evento, que foi uma oportunidade única, para professores e estudantes de Educação Física e áreas afins, de aprender sobre inclusão e acessibilidade no esporte, ocorreu no Centro de Formação Olímpica (CFO), com professores do time ADESUL como palestrantes. Além disso, vários atletas vinculados também prestigiaram o Seminário e compartilharam seus conhecimentos e vivências sobre o paradesporto.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da ADESUL, Felipe Catunda, ministrou a palestra Educação Física Escolar Inclusive e Paralimpíadas Escolares, logo após a explanação de Vicente Cristino com o tema “Introdução ao Esporte Paralímpico no Ceará”.

A professora Carla Samya Falção apresentou as ações e programas desenvolvidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro do Ceará (CRPB/CE). Já o professor Harley Sousa ministrou uma aula de introdução a Bocha Paralímpica, demonstrando os fundamentos teóricos e práticos da modalidade.


Tiane Nogueira proferiu uma aula de introdução a Paraesgrima, também abordando os fundamentos teóricos e práticos da modalidade e com o mesmo roteiro, o professora Fábio Nogueira ministrou a aula de introdução ao Paratletismo.

Uma manhã inspiradora e enriquecedora, onde discutiu-se estratégias para promover a inclusão e o desenvolvimento do paradesporto no Ceará. A troca de experiências entre os palestrantes, atletas e demais participantes foi fundamental para ampliar a visão da ADESUL e fortalecer o movimento paradesportivo em nossa região.



Atletas da projeto Esporte Sem Limites participam da 2ª Fase de Treinamento de jovens de Natação de 2024

A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL anuncia as convocações de atletas e treinadora do projeto Esporte Sem Limites atletas para representar o paradesporto do Ceará em nível nacional na 2ª Fase de Treinamento de jovens de Natação de 2024,


O Comitê Olímpico Brasileiro convocou os atletas Luís Henrique Pereira Bandeira, Gabriela de Mesquita Brilhante e Jennifer Mayra de Sousa Almeida para treinar nas instalações de Centro de Treinamento Paraolímpico, na cidade de São Paulo/SP, entre os dia 7 e 13 de abril. 

Já Heloísa Stangier, que também integra o projeto, foi convocada para participar na condição de treinadora.


Reconhecimento

“Os resultados alcançados com essas convocações significam o reconhecimento fruto de muito trabalho de nossos atletas, equipe de profissionais e dos familiares, que encontram no esporte um caminho de superação, mas também de transformação”, destaca Felipe Catunda, presidente da ADESUL.

A ADESUL destaca seu orgulho e confiança no desempenho de cada atleta convocado.


Esporte Sem Limites

O projeto Esporte Sem Limites foi lançado pela Prefeitura de Fortaleza em 2022, por meio a Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL) em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL, e tem como objetivo incentivar as pessoas com deficiência física/motora, visual, auditiva e intelectual a desenvolverem atividades esportivas regulares, criando condições para superarem seus limites e desenvolverem suas potencialidades.

O projeto oferece 360 vagas em oito modalidades: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez, futsal DI (Deficiência Intelectual) e futsal DA (Deficiência Auditiva).

As inscrições podem ser realizadas pelo site, através do link:

 https://esportelazer.fortaleza.ce.gov.br/programas-projetos/esporte-sem-limites.html


Atletas ADESUL participam dos Jogos Regionais Nordeste das Olimpíadas Especiais Brasil

A Delegação ADESUL do paratletismo e da paranatação esteve, nos dias 4 e 5 de abril, a cidade de Natal, Rio Grande do Norte, para participar dos Jogos Regionais Nordeste das Olimpíadas Especiais Brasil.

O encontro esportivo reuniu mais de 100 pessoas.

Aqui no Ceará, minhas meninas do atletismo choraram porque foram as primeiras medalhas delas em Competições Oficiais (…) Em nome da nossa delegação do Ceará, meu muito obrigada. 

Fátima Andrade – Chefe de Delegação do Ceará

Os Jogos Regionais Nordeste foram uma celebração do esporte e da inclusão.

A ADESUL parabeniza a todos os integrantes da deelegação, que entregou tudo na competição.


Torneio Edvaldo Prado de Paranatação (2024)

O tricampeonato no Torneio Edvaldo Prado de Paranatação veio! A Equipe de Paranatação da ADESUL foi campeã da competição em 2024, em evento realizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos - FCDAm entre os dias 23 e 24 de março, no Náutico Atlético Cearense. A competição tem o apoio do Instituto Compartilha e da ADESUL. Parabenizamos a todos os nossos atletas e à comissão técnica pelo empenho e dedicação que colocam a ADESUL no topo do paradesporto cearense!

#ADESULNAMÍDA

DN | Pacientes com doenças raras têm rotina de desafio e conquistas: 'realizei meu sonho de cadeira de rodas'

O atleta ADESUL Myqueias Silva, do projeto Fomento ao Paradesporto falou ao Diário do Nordeste sobre como o esporte, foi divisor de águas na sua vida. “Eu não sabia que tinha esporte pra mim. Pensava que não conseguiria mais ser jogador de futebol – Eu não sabia que tinha esporte pra mim. Pensava que não conseguiria mais ser jogador de futebol – mas na cadeira de rodas consegui realizar esse sonho”, orgulha-se o jovem. 



Veja:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/pacientes-com-doencas-raras-tem-rotina-de-desafio-e-conquistas-realizei-meu-sonho-de-cadeira-de-rodas-1.3483740

GLOBO ESPORTE | Projeto leva esporte adaptado a mais de 360 pessoas com deficiência em Fortaleza

A atuação do projeto "Esporte Sem Limites", executado pela Associação D'Eficiência Superando Limites (ADESUL), em parceria com a Secretaria Minicipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza, ganhou repercussão no portal de notícias do Globo Esporte, nesta terça-feira (14). 

A notícia enfatizou que o projeto, que já acontece há dois meses, em Foraleza, beneficia mais 360 pessoas com deficiência e tem capacidade para atender ainda mais interessados, nas oito modalidades oferecidas.

Acesse: https://ge.globo.com/ce/noticia/2022/06/14/projeto-leva-esporte-adaptado-a-mais-de-360-pessoas-com-deficiencia-em-fortaleza.ghtml

I PARASESC 2023

O I PARASESC, realizado em 2023 por meio da parceria entre ADESUL, SESC e Sistema Fecomércio foi um sucesso! Participaram da competição crianças a partir dos 8 anos de idade, jovens, adolescentes e adultos de todo o Ceará, em modalidades individuais ou coletivas. O evento contou com mais de 15 modalidades paradesportivas e foi incrível!  

PROJETOS EM EXECUÇÃO

ESPORTE SEM LIMITES

O projeto “Esporte Sem Limites” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizada por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL. 

O programa, inédito em Fortaleza,  vem concretizar as ações municipais junto ao público de pessoas com deficiência. O objetivo é incentivá-las a praticarem atividades esportivas regulares, criando condições para o desenvolvimento de suas potencialidades.

Faça sua inscrição



FOMENTO AO PARADESPORTO | MODALIDADES COLETIVAS E INDIVIDUAIS

Quando gigantes se unem, vidas são transformadas! A parceria inspiradora entre ENEL e ADESUL no mundo do paradesporto está iluminando o caminho para mudanças incríveis, com o projeto Fomento ao Paradesporto - Modalidades Coletivas e Individuais. O Projeto, além de promover o paradesporto no cenário estadual e nacional, representa ação perene de parceria entre os poderes público e privado, que, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará nº 15.700/2014, une promoção social, esporte  e educação, agregando elementos essenciais à formação de crianças, jovens e adultos paratletas.




Fortaleza - Ceará World Boccia 2023


Sua Nota tem Valor

Cadastre-se, escolha a Associação D'eficiência Superando Limites (ADESUL) como sua instituição favorita e concorra a prêmios de até R$25.000,00.

Doe para a ADESUL

Faça uma doação para a ADESUL por meio do nosso PIX. Basta apontar a câmera do seu celular para o QrCode ou utilizar nossa chave PIX. CNPJ: 23.101.883/0001-21