Quem Somos


A Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de acesso ao público e alheia a qualquer atividade político-partidária ou religiosa. Criada a partir do sonho – de atletas, técnico e familiares – de realizar um projeto social que visa à inclusão desportiva do deficiente, mas que também é capaz de promover ações sociais de apoio à comunidade em que está inserida. A entidade acredita nos valores da afetuosidade, da dignidade e da inclusão.

Em oito anos de atuação, a Associação evoluiu  dos iniciais 10 fundadores para os atuais mais de 600 integrantes, entre atletas, técnicos e equipe administrativa; Dos treinos em locais improvisados para as dezenas de parcerias (públicas e privadas, sem fins lucrativos) que nos proporcionam as melhores estruturas de treinamento do estado; De apenas um profissional de Educação Física para a formação de  uma equipe técnica multidisciplinar completa, que inclui 19 técnicos – profissionais de Educação Física, 14 estagiários de  Educação Física, dois fisioterapeutas e dois intérpretes de libras; Da paranatação e do paratletismo para as atuais 20 modalidades paradesportivas, que geram mais de 1.000 atendimentos mensais, em Fortaleza, Aquiraz, Maracanaú, Maranguape, Cascavel, Juazeiro do Norte e Pacatuba, diretamente, além de Eusébio, Pacajus, Horizonte, Chorozinho, Itapajé, Aracati e Várzea Alegre, indiretamente.


As mais de seis centenas de Pessoas com Deficiência (PcD) inscritas na ADESUL estão distribuídas em 20 modalidades:

Basquete em Cadeira de Rodas;

Bocha Adaptada;

Esgrima;

Futebol de Amputados;

Futebol de Cegos;

Futebol de P.C (Paralisia Cerebral);

Futsal D.A (Deficiência Auditiva);

Futsal D.I (Deficiência Intelectual);

Goalball;

Handebol em Cadeira de Rodas;

Halterofilismo;

Judô para Cegos;

Parabadminton;

Paraconagem;

Paranatação;

Paratletismo;

Power Soccer;

Tênis de Mesa;

Vôlei Sentado;

Xadrez Adaptado.


A ADESUL já é considerada um dos maiores projetos de paradesporto do Ceará, responsáveis pela execução de programas pioneiros voltados à inclusão da Pessoa com Deficiência por meio do Esporte, como os projetos “Esporte Sem Limites”, da Prefeitura Municipal de Fortaleza; “Fomento ao Paradesporto do Ceará - Modalidades Coletivas” (incentivado pela Enel – Distribuidora de Energia); e “Fomento ao Paradesporto do Ceará - Modalidades Individuais” (incentivado pela Enel – Distribuidora de Energia).


A atuação da entidade nas competições culminou ainda no reconhecimento nacional, com convocações de atletas treinamos pela ADESUL e de técnicos que compõem nosso quadro, para atuar nas seleções brasileiras de várias modalidades.


Se a ADESUL foi criada, no dia 6 de julho de 2015, como um sonho, hoje pode-se dizer, com convicção, que esse sonho é uma realidade. Desde a sua fundação até hoje, a ADESUL vem promovendo campanhas para doações de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, inclusive no período da pandemia de Covid-19. Por meio do programa “Mãos que se unem, laços que se fortalecem”, apenas no primeiro semestre de 2021, a entidade arrecadou e doou quase quatro toneladas alimentos não perecíveis, distribuídos em forma de cestas básicas na capital e Região Metropolitana.


Em oito anos de atuação, a entidade tem se preocupado com a inclusão das Pessoas com Deficiência de forma integrada e sistêmica. Prova desse compromisso são os projetos encabeçados pela Associação, como o “Atleta Trabalhador”, que – em parceria com o Instituto Compartilha – busca auxiliar o paratleta associado a ingressar no mercado de trabalho, além de capacitá-lo para conciliar os treinos com suas atividades laborais e acadêmicas, proporcionado ao atleta uma formação plena e à sociedade um cidadão incluso, pronto para contribuir e exercer sua cidadania em todos os aspectos. 


O Projeto “Atleta Nota 10” é outra iniciativa que corrobora com essa diretriz. O programa tem o objetivo de incentivar nossos atletas a evoluírem em suas formações acadêmicas, no ensino básico e superior, por meio de parcerias com faculdades particulares, na qual oferecemos bolsas de estudos (de 100%, 75% e 50%), em diversos cursos de graduação, além de incentivarmos nossos atletas para ingresso em universidades públicas, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Com esta mesma diretriz, a ADESUL já contemplou cerca de 70 paratletas por meio do projeto “Bolsa Atleta”, seja via “Ceará Atleta” ou ainda “Bolsa Jovem”, a Associação pratica a inclusão em todos os aspectos da vida dos PcDs.


A ADESUL ainda firmou parceria com o projeto “SEJUV+HGF Medicina Esportiva”, da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, por meio do qual nossos atletas são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que conta com médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte, médico do esporte, médico ginecologista, residentes de ortopedia e traumatologia, internos, acadêmicos de fisioterapia, educação física, nutrição, psicologia e medicina.


O esporte adaptado tem um olhar totalmente voltado para as potencialidades do indivíduo, nunca para suas limitações e é com essa responsabilidade, de desenvolver todo o potencial de cada criança, jovem ou adulto ingresso no paradesporto, que a ADESUL tem conduzido todas as suas atividades, porque entende o esporte como meio de transformação social.

A ADESUL também tem promovido e sediado eventos esportivos de médio e grande porte. Em âmbito local, pode-se citar: o Festival de Iniciação de Natação Adaptada na abertura do Meeting Cearense de Natação Paralímpica, o Festival Paralímpico 2018/2019/2022, os Jogos Paradesportivos do Ceará 2019, o Meeting Paralímpico de Atletismo e Natação 2021/2022, a Copa Danyminton e Festival Adesul de Badminton e Parabadminton, os Jogos Paradesportivos de Fortaleza – Parafor, entre outros. 


Em âmbito regional e nacional, fomos responsáveis pelo Campeonato Regional Nordeste de Futebol de 5, Meeting Loterias Caixa, Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado Masculino – Série Prata, além do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados e Campeonato Brasileiro de Futebol PC (Paralisia Cerebral), em 2022,da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica 2023 e do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2023.


Já são mais de uma centena de competições de paradesporto nas modalidades que disponibiliza. Em seus quadros, a ADESUL possui atletas espalhados pelo país, que acreditam na instituição para representar sua carreira. A Associação treina paratletas e técnicos campeões mundiais.

É transformar vidas a premissa que guia a ADESUL, que a move e mantém a entidade firme em seu propósito, porque “a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças, e não com as igualdades” (Paulo Freire).